Varizes, principais causas e tratamento

          As varizes, ou veias varicosas, são veias superficiais dilatadas das pernas. A causa principal das varizes é desconhecida, mas provavelmente deve-se a uma debilidade nas paredes das veias superficiais, que pode ser hereditária. Com o passar dos anos, a debilidade faz com que as veias percam a sua elasticidade. Distendem-se e tornam-se compridas e mais largas. Para que possam caber no mesmo espaço que ocupavam quando eram normais, as veias aumentadas tornam-se tortuosas, quando então sobressaem da pele.

         São mais comuns em mulheres, principalmente durante a gravidez. Além de serem antiestéticas, as varizes, frequentemente, doem e fazem sentir as pernas cansadas. Muitas pessoas, no entanto, mesmo quando as veias são muito grandes, podem não sentir dor. Pode sentir-se ardência na parte inferior da perna e no tornozelo, sobretudo quando a perna está quente, como ocorre depois de se retirar as meias. O ardor pode levar à coceira e causar arranhões, rubor ou erupções, que muitas vezes se atribuem, erradamente, à pele seca.

Painful varicose and spider veins on womans legs

         Só uma pequena percentagem de pessoas com varizes têm complicações, como dermatites, flebites ou hemorragias. A dermatite causa uma erupção avermelhada com  ardor, ou então uma zona de cor castanha na parte interna da perna por cima do tornozelo. Um arranhão o uma ferida menor podem causar uma úlcera dolorosa  de difícil cicatrização.

         Exames como a dopplerfluxometria, quando bem indicados  podem avaliar o funcionamento das veias profundas. O tratamento inclui dieta, meias elásticas, medicamentos, esceroterapia (aplicações de substâncias que esclerosam os pequenos vasos) e em casos mais graves é indicado o tratamento cirúrgico.

Dr. Roberto Daiub  – Cardiologista – CRM  5262119 – 6     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s